SISTEMA DE COORDENADAS ASTRONÓMICAS USUAL

Neste sistema, o mais usado em astronomia, considera-se que a terra está no centro de uma imensa esfera, projectando-se os meridianos (onde se mede a longitude) e os paralelos (onde se mede a latitude) no espaço. O equador terrestre projectado no espaço toma o nome de equador celeste, a longitude toma o nome de Ascensão recta e a Latitude toma o nome de Declinação.

A Declinação é medida tendo como origem o Equador celeste (projecção do Equador terrestre na esfera celeste) e fala-se de declinação positiva a Norte do Equador (Hemisfério Norte) e Declinação Negativa a sul do Equador (Hemisfério Sul), a contagem é feita em graus e vai de 0º a 90º.

 A Longitude, no sistema de coordenadas geográficas é feito por convenção a partir do meridiano de Greenwich e no sentido directo (sentido contrário aos ponteiros do relógio), enquanto a Ascensão Recta é contada a  partir de um  dos pontos de intercessão entre o equador celeste  e a Eclíptica chamado o PONTO VERNAL e que corresponde ao equinócio de Março. A Ascensão recta é medida em graus ou Horas e vai de 0º a 360º ou 0 a 24Horas (uma hora equivale a 15º), e a contagem é feita no sentido directo (contrário aos ponteiros do relógio) a partir do ponto vernal.